História da Matemática

 
   
Você sabe qual matemático nasceu no dia de hoje? Saiba mais... Você sabe qual matemático morreu no dia de hoje? Saiba mais...

História biográfica, como ensinada em nossas escolas, ainda é grande parte uma história de tolos: ridículos reis e rainhas, líderes políticos paranóicos, viajantes compulsivos, generais ignorantes - destroços das correntes históricas. Os homens que alteraram radicalmente a História, os grandes cientistas e matemáticos criativos, são raramente mencionados, se é que chegam a sê-lo.

Não iria tão longe a ponto de dizer que construir uma história do pensamento sem um estudo profundo das idéias matemáticas das épocas que se sucedem é como omitir Hamlet da peça com o mesmo nome. Isto seria exagero. Mas certamente análogo  cortar a parte de Ophélia. Essa comparação é singularmente exata. Pois Ophélia é essencial à peça; ela é muito encantadora -- e um pouco maluca. Sustentamos que o propósito da matemática é uma divina loucura do espírito humano, um refúgio da premente urgências de contingências.

Navegue nos principais sites que trazem as mais belas e intrigantes histórias da Matemática.

MacTutor

Portal com biografias completas

        

Voltar